Á Procura do Desenho Perfeito...

O Lizard

O Lizard é a raça de canários mais antiga que se conhece, pelo que se sabe apareceu primeiro em França tendo sido depois levado para Inglaterra que é actualmente designada pela "Casa Mãe da Raça", sendo hoje o Lizard designado como uma raça inglesa.

O que me atrai é o seu belo desenho e a dificuldade em se obter aves perfeitas. É nesse sentido que me dedico a sua criação e espero que este site ajude todos quantos gostem desta raça e se queiram dedicar a sua criação a evoluírem.

A Minha História

Em 2007 como forma de aprender a distinguir os machos das fêmeas adquiri 2 casais de canários Vermelhos Mosaico, posso-vos disser, se as aves eram tímidas rapidamente perderam a timidez tantas vezes que as peguei de forma a comparar o sexo a pais e crias.

Em 2008 adquiri os meus primeiros Lizard mas por falta de preparação e aprendizagem sobre a raça, no fim da criação reparei na falta de qualidade das minhas aves e desfiz-me de pais e crias. Adquirindo a seguir a criadores com qualidade, boas aves o que me permitiu logo em 2009 tirar vários prémios incluindo um 1.º lugar em que a segunda ave classificada fica a um ponto de distância o que denota a qualidade dessa aves em relação as restantes aves expostas. A partir dai o bichinho estava entranhado e tinha crescido.

Criação

A alimentação dos filhotes por parte dos pais, além da mistura que é constituída por 1kg de alpista e 200gr de perilha, é lhes fornecida uma mistura de 2 papas uma seca e outra húmida a esta mistura adiciono 2 colheres de sopa de levedura de cerveja e 20gr de sementes de foniopaddy /kg, todos os dias ao fim deste dou maça e germinado ou por vezes sementes hidratadas. 

 

Germinado:

 

O germinado que dou as minhas aves é constituído por trigo, semente de nabo e cardo mariano na proporção de 5/1/0,2 respectivamente. As sementes após serem lavadas em 2 ou 3 águas são deixadas a hidratar toda a noite, na manhã seguinte são novamente lavadas e deixadas dentro de um coador que esta pousado num tupperware sem tocar no fundo de forma a deixar a água escorrer sem lhe tocar e a tampa deste esta pousada por cima de forma a evitar ao máximo que lhe caiam leveduras, bactérias, fungos,... Ao fim do dia, antes de as dar as aves, as sementes são novamente lavadas ficando meia hora em água com lixivia de forma a serem desinfectadas, após este tempo são muito bem passadas por água até o cheiro desta desaparecer.

Pesquisar no site

Contactos

Canários Lizard Vila Real - Portugal 914 327 405